Tardígrado: conheça esse bichinho minúsculo, mas quase indestrutível


Tardígrado: conheça esse bichinho minúsculo, mas quase indestrutível

Preparamos esse conteúdo “Tardígrado: conheça esse bichinho minúsculo, mas quase indestrutível ” principalmente para você que, desde já, do mesmo modo se inspire e absorva mais um pouco de sabedoria.

Ao surgir a dúvida sobre qual é o animal mais forte da natureza, imediatamente pensamos em um gigante feroz, como o tubarão branco e o leão. Mas ser forte não é somente ter uma mordida fatal, e sim, ser capaz de sobreviver em qualquer ambiente. Por isso, o posto é dele, do pequeno mas resistente tardígrado!

Esse bichinho tão estranho e pouco conhecido não está tão longe quanto você pensa. Na verdade, você pode estar próximo a algum deles agora mesmo. Isso aí, eles podem estar no seu quintal, na sua calha, dentro da sua casa. É impossível vê-los em um microscópio, pois possuem apenas meio milímetro, no máximo.

São comuns em todo o planeta, independente do clima e do ambiente, e por isso são tão incríveis.

Qualquer clima está ótimo para eles

Precisamos deixar claro que os tardígrados não são uma espécie, e sim um filo, que é uma categoria biológica de classificação que a ciência usa para organizar espécies que possuem características em comum.

Uma delas é o fato de que esses pequenos podem viver em condições realmente extremas, como em temperaturas que vão de -272 ºC a 151 ºC. Não obstante, são imunes à radiação.

Viajantes do espaço

Enquanto gastamos fortunas para tornar possível a sobrevivência fora da terra, os tardígrados não precisam de mais do que uma carona para isso. Eles foram os primeiros animais a sobreviverem a exposição direta no espaço sideral. Não só isso: alguns ainda conseguiram se reproduzir!

E se você pensa que só o homem esteve na lua, saiba que em 2019 eles deram um passeio por lá também. Não sabemos se os bichinhos sobreviveram porque ainda estão lá, em uma cápsula, mas há grande possibilidade de que estejam hibernando, pois não conseguem se manter ativos sem água.

Estão aqui há mais tempo que todo mundo

Eles estiveram aqui em todas as cinco maiores extinções em massa da terra. Seus fósseis mais antigos datam de 500 milhões de anos atrás. Só para você ter uma ideia, os dinos foram extintos há 65 milhões de anos. É bem possível que estejam aqui quando formos embora também.

Siga o Feed Curioso no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeiro lugar.

Você também pode gostar:

Vai mais um pouco de curiosidade aí?

Compartilhe nosso conteúdo!

Quantas estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐ este artigo merece?

5/5 - (1 vote)