Taj Mahal: 5 curiosidades sobre esse monumento histórico


Taj Mahal: 5 curiosidades sobre esse monumento histórico
Imagem: Wikipédia/Reprodução

Preparamos esse conteúdo “Taj Mahal: 5 curiosidades sobre esse monumento histórico” principalmente para você que, desde já, do mesmo modo se inspire e absorva mais um pouco de sabedoria.

Atualmente conhecido por ser uma das sete maravilhas do mundo, o Taj Mahal foi construído na Índia entre 1932 e 1953 (22 anos) à base de pedras preciosas contando com a mão-de-obra de mais de 20 mil homens, especialmente para servir como lar para a segunda esposa do imperador Shah Jahan, Aryumand Banu Begam, a qual faleceu após o nascimento de seu 14º filho, tendo sido enterrada sob esse monumento.

Entretanto, muitos fatos curiosos cercam o Taj Mahal, e aqui você encontrará 04 dessas curiosidades. 

Os que trabalharam nessa construção tiveram suas mãos cortadas

O imperador Shah Jahan admirava tanto o seu palácio que temia que outras pessoas tivessem um igual. Para prevenir que isso acontecesse, o governante mandou cortar as mãos de todos os artesãos que trabalharam na construção do edifício. 

As quatro faces do monumento são idênticas 

Era raro que naquela época quaisquer construções seguissem um padrão de medida, especialmente pelo pouco avanço tecnológico. Porém, os artesãos que trabalharam nesse projeto tomaram bastante cuidado para deixar as quatro faces do Taj Mahal com as mesmas medidas. 

Os muros do livro sagrado dos Mulçumanos

Esse complexo arquitetônico possui em seus muros as inscrições retiradas do Alcorão, livro sagrado dos Mulçumanos. 

Paraíso

O Taj Mahal é composto por flores, fontes e árvores que simbolizam a vida. Além disso, a coloração do local altera tanto de dia quanto à noite, motivo pelo qual é considerado o paraíso pelos islâmicos. 

Risco à estrutura da obra

Em 1985 foi descoberta um aumento na inclinação dos minaretes do monumento, que pode levá-lo a cair, mas à época esse problema sequer foi reportado. Em 2004, o serviço arqueológico da Índia descobriu essa falha novamente, e hoje a construção ainda sofre o risco de desmoronar.

Siga o Feed Curioso no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeiro lugar.

Você também pode gostar:

Vai mais um pouco de curiosidade aí?

Compartilhe nosso conteúdo!

Quantas estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐ este artigo merece?

5/5 - (1 vote)