SISU 2022: Veja aqui como fazer sua inscrição


SISU 2022

Neste artigo veja, SISU 2022: Veja aqui como fazer sua inscrição.

Selecionamos um conteúdo especial exclusivamente para você leitor que, a princípio, possa absorver bastante conhecimento e inspirar curiosidades relevantes.

O programa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022 para oferta de vagas nas instituições públicas de ensino superior do país – a princípio abrirá as inscrições na terça-feira, 15 de fevereiro. Assim como no Sisu 2021, as inscrições também devem ser abertas a partir da meia-noite. O prazo vai de 18 de fevereiro até as 23h59.

Nesse período, sobretudo serão oferecidas 221.790 vagas e mais de 6.000 cursos para instituições federais e estaduais, cabendo aos alunos escolher a opção com maior probabilidade de aprovação.

Sisu 2022: Veja quem pode fazer a inscrição

Para participar do Sistema de Seleção Unificada 2022 (Sisu), é preciso fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021), cujos resultados foram divulgados no dia 9. Aqueles que tiraram zero na redação ou que fizeram o teste como treinador – ou seja, segundo ano do ensino médio não estarão aptos a vaga no SISU.

Sisu 2022: Veja como se inscrever

  • Para se cadastrar na página do Sisu, clique em “Fazer inscrição”. Em seguida, você será direcionado para a próxima tela. Uma vez lá, clique em Login ou Cadastre-se no GOV.BR.
  • Confirme seus dados para que o Sisu possa entrar em contato com você. Uma vez atualizado com seus dados, você pode começar a a inscrição.
  • Você é direcionado para a tela de inscrição onde pode escolher até duas opções de curso. As vagas podem ser pesquisadas pelo nome da cidade, nome da instituição ou nome do curso.
  • Nos resultados da pesquisa, você sabe o curso que pesquisou. Clique em um curso para ver mais detalhes e disponibilidade. Leia os modos disponíveis para o curso, escolha uma das opções em que deseja competir e clique em “Escolher esta modalidade” para continuar.
  • Confira os detalhes do curso escolhido e tipo de vaga, documentos exigidos pela instituição no ato da inscrição e clique em “Confirmar minha inscrição”.
  • Após confirmar seu cadastro, você retornará à tela “Minha inscrição” e poderá conferir as informações da opção selecionada. Você pode alterar suas opções durante o processo de inscrição. Nesta tela, você acompanhará sua inscrição durante todo o processo.

Sisu 2022: confira o cronograma de data 

Ficar atento às datas do processo seletivo é essencial. Então, segue abaixo a programação completa do Sisu 2022:

  • 15 a 18 de fevereiro: período de inscrições.
  • 22 de fevereiro: resultado da chamada regular.
  • 23 de fevereiro a 8 de março: matrícula da chamada regular.
  • 22 de fevereiro a 8 de março: prazo para participar da lista de espera.
  • A partir de 10 de março: convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data.

Sisu 2022: nota de corte e pesos diferentes, entenda

As notas de corte para cada curso são calculadas pelo Sisu uma vez ao dia por exemplo. Além disso, o cálculo é feito com base no número de vagas disponíveis e no número total de candidatos cursando o curso, por tipo de concurso. Com a nota de corte, logo após o candidato pode acompanhar sua classificação parcial na opção de curso selecionada. Contudo, a lista restrita só será publicada no final do período de inscrição.

Por fim, vale ressaltar que algumas das instituições participantes do Sisu adotaram pesos diferentes para a prova do Enem. Portanto, quando os candidatos se inscreverem em disciplinas com pesos diferentes, o sistema calculará automaticamente e gerará novas notas de acordo com a regulamentação da instituição.

Siga o Feed Curioso no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeiro lugar.

Você também pode gostar:

Vai mais um pouco de curiosidade aí?

Compartilhe nosso conteúdo!

Quantas estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐ este artigo merece?

5/5 - (2 votes)