Saint Patrick’s Day: Confira 5 fatos sobre cerveja


Saint Patrick’s Day: Confira 5 fatos sobre cerveja

Fizemos esta matéria “Saint Patrick’s Day: Confira 5 fatos sobre cerveja” bem como, de antemão, para você de alguma forma agregar mais conteúdo e inspirar boas ideias.

A cerveja é uma das bebidas mais consumidas no mundo e um importante símbolo das festas irlandesas.

É comemorado o St. Patrick’s Day nesta quinta-feira (17) – uma festa irlandesa regada a cerveja e finalmente conquista o mundo! Para comemorar o dia com mais informações, Claudia traz 5 curiosidades sobre a bebida mais consumida no mundo. Vamos mergulhar nesse universo juntos?

Mas por que 17 de março?

Antes de saber mais sobre a cerveja, vale a pena conhecer também as origens da festa: o dia de São Patrício é comemorado em 17 de março devido à morte de São Patrício, o padroeiro da Irlanda. A história conta que ele viveu como pagão na Inglaterra até os 16 anos, quando foi sequestrado por piratas e vendido para a Irlanda como escravo. Lá, ele ficou preso por 6 anos e entrou em contato com o catolicismo. De lá, ele retornou à Inglaterra, tornou-se bispo em 432 dC e retornou à Irlanda como missionário, onde viveu por 30 anos.

No entanto, esta data é comemorada muito mais tarde: começou em 1903. Cerveja personalizada, bem, ainda mais! Até 1970, os pubs irlandeses estavam fechados na Quaresma. Em um esforço para envolver mais os crentes e dar um “descanso” aos 40 dias de jejum e memória, a Igreja Católica abriu uma exceção para permitir que o álcool celebre o feriado.

5 fatos sobre a cerveja

Ela foi produzida e inventada por uma mulher

A cerveja teve origem nas mulheres que, há 11.000 anos, eram as principais responsáveis ​​por cuidar dos grãos e colocá-los em potes para fazer pão – foi esse ambiente que produziu essa bebida, meio que acidental. Por volta de 1800 aC, os sumérios escreveram a primeira receita de cerveja em homenagem à deusa conhecida como Ninkasi. A propósito, o lúpulo (o ingrediente principal) não foi descrito pela freira e teóloga alemã Hildegard von Bingen até muitos anos depois, no século XII.

É uma das bebidas mais antigas do mundo

Engana-se quem pensa que cerveja é uma bebida moderna! Registros indicam que a produção de cerveja começou na antiga Mesopotâmia há mais de 9.000 anos. No entanto, a cervejaria mais antiga do mundo é alemã: Weihenstephan, que foi fundada na Baviera em 1040 e ainda está em operação hoje.

Já foi considerada alimento…

A cerveja nem sempre teve o status de uma bebida casual. Na Idade Média, era considerado um alimento e um dos mais seguros para comer porque era feito higienicamente por monges católicos, não estragava facilmente e era um substituto viável durante os longos invernos europeus. É frequentemente usado como substituto de alimentos sólidos durante os jejuns religiosos e nos momentos mais severos de frio e escassez.

…E até produto de beleza

Acredite ou não: no antigo Egito, era comum as mulheres usarem espuma de cerveja para hidratar e condicionar a pele. Hoje, você ainda pode encontrar pessoas recomendando tomar banho com uma bebida para o cabelo (embora não endossada por profissionais), provavelmente por causa de sua antiga reputação.

Três famílias, milhares de tipos

Com tantos tipos de cerveja, você pode pensar que seria quase impossível acompanhar todos os estilos, mas esse não é o caso! Como nos contou a sommelier de cerveja Ester Leme, eles são divididos em três famílias: Lager, Ale e Lambic. “As cervejas Lager (a Pilsen é considerada a mais consumida no Brasil) são feitas com baixa fermentação, do mesmo modo também é conhecida como fermentação fria, com uma temperatura baixa. As Ales são fabricadas com alta fermentação e também incluem tipos como IPA e pale ales, que são muito populares. Outro Por um lado, a Lambic fermenta espontaneamente através de microorganismos encontrados apenas na região de Bruxelas, na Bélgica, que são os mais distintos, muitas vezes com notas frutadas e uma sensação de beber vinho”, acrescenta.

Quando se trata da Bélgica, o país tem uma longa tradição de cerveja e possui a maior variedade de cervejas do mundo. Existem cerca de 1.500 tags diferentes!

Afinal, vamos brindar?

Siga o Feed Curioso no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeiro lugar.

Você também pode gostar:

Vai mais um pouco de curiosidade aí?

Compartilhe nosso conteúdo!

Quantas estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐ este artigo merece?

5/5 - (1 vote)