Quantas semanas há em um ano e por que não é sempre o mesmo?


Quantas semanas há em um ano e por que não é sempre o mesmo

Preparamos esse conteúdo “Quantas semanas há em um ano e por que não é sempre o mesmo?” principalmente para você que, desde já, do mesmo modo se inspire e absorva mais um pouco de sabedoria.

Você provavelmente cresceu ouvindo que há 365 dias em um ano, a menos que seja um ano bissexto – nesse caso, deveria ter 366 dias. No entanto, dificilmente discutimos quantas semanas há em um ano. Aqui está um problema estranho: embora o número de dias varie de ano bissexto para ano bissexto, ambos os anos geralmente têm o mesmo número de semanas.

Um ano civil de 365 dias tem aproximadamente 52.143 semanas, ou seja, um ano normal tem 52 semanas e 1 (um) dia, e um ano bissexto (366 dias) tem 52 semanas e 2 dias. Então, vamos mergulhar nos detalhes do nosso calendário nos próximos parágrafos.

Divisão do ano

Lembrando que há 7 dias em uma semana, não é difícil descobrir quantas semanas há em um ano. Então, basta dividir o número total de dias por 7 e teremos a resposta. O problema, porém, é que a resposta é 52,14 semanas em um ano normal e 52,28 semanas em um ano bissexto.

No entanto, como você pode imaginar, não numeramos as semanas do ano de forma fracionária. Dessa forma, as sobras desses pequenos dias não aparecem no calendário com tanta frequência. É por esta razão que a grande maioria dos anos parece ter apenas 52 semanas, embora a 53ª semana possa ocorrer principalmente em anos bissextos.

Se quiséssemos dividir a época do ano de forma muito específica, o resultado seria algo assim:

  • 1 (um) ano = 12 meses
  • 1 (um) ano = 52 semanas
  • 1 (um) ano = 52 fins de semana
  • 1 (um) ano = 365 dias
  • 1 (um) ano = 8.760 horas
  • 1 (um) ano = 525.600 minutos
  • 1 (um) ano = 31.536.000 segundos

Calcular o número de semanas

O curioso dos anos comuns é que eles sempre terminam no mesmo dia da semana. Por exemplo, 1º de janeiro de 2022 começa no sábado e, quando 31 de dezembro de 2022 chegar, o mesmo dia será aplicado. A forma de contar semanas é definida pela International Organization for Standardization através da norma ISO-8601. Assim, ficam estabelecidas as seguintes regras:

  • Segunda-feira é considerado o primeiro dia da semana;
  • Número da semana do ano de 01 a 52 (às vezes 53);
  • Uma semana compartilhada por dois anos conta para o ano em que tem mais dias.

Sendo assim, a primeira semana de um ano será sempre aquela que contém o dia 4 de janeiro ou então a primeira quinta-feira desse mês. Caso o contrário, ela continuará sendo contabilizada como uma semana pertencente ao ano anterior. Se um ano comum começar exatamente na quinta-feira (ou em uma quarta-feira em ano bissexto), então nesse ano irão ser contabilizadas exatamente 53 semanas.

Siga o Feed Curioso no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeiro lugar.

Você também pode gostar:

Vai mais um pouco de curiosidade aí?

Compartilhe nosso conteúdo!

Quantas estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐ este artigo merece?

5/5 - (1 vote)