Qual a função do apêndice?


Qual a função do apêndice

Separamos este artigo “Qual a função do apêndice?” especialmente para você que, em primeiro lugar, possa se inspirar e absorver mais conhecimento.

Muita gente fala que a única função do apêndice é causar apendicite, mas ele tem sim sua relevância na nossa saúde. Afinal, se está lá é porque tem sua utilidade.

O apêndice é uma pequena bolsa, parecida com um tubo, com cerca de 10 centímetros, ligada à primeira parte do intestino grosso, onde ele se liga ao delgado. Ou seja, na região inferior direita da barriga.

Mas para o que ele serve?

Sua função, de acordo com estudos, é servir de depósito de bactérias que auxiliam na digestão. Ele também possui células linfóides, responsáveis por produzir anticorpos e ajudar nas nossas defesas.

Essas bactérias entram em ação quando algo não está certo no sistema digestório. Daí vêm as diarreias causadas por bactérias em quem removeu o apêndice.

Claro que é possível que uma pessoa viva tranquilamente sem o órgão. O ideal é que ele seja preservado, mas caso venha a inflamar, é recomendada a sua retirada.

Riscos

Quando inflamado, o apêndice pode ser muito perigoso, tendo risco de estourar e liberar bactérias pelo abdômen, causando uma infecção generalizada. Por isso, nos primeiros sinais de inflamação, como dor muito intensa na região inferior direita da barriga, falta de apetite e vômitos, não hesite em se consultar com um médico.

Apendicite

Comum em pessoas de 20 a 30 anos, a apendicite ocorre em cerca de 0,25% dos brasileiros. O uso de antibióticos, nesse caso, é ineficaz e a única solução é a cirurgia.

A apendicectomia não deve ser um método de prevenção, e sim uma solução para um risco à saúde. Não tem como prevenir a apendicite, mas ela acontece por mau funcionamento do intestino. Por isso, tenha bons hábitos alimentares.

E aí, deu pra entender um pouquinho mais sobre a importância do apêndice no nosso organismo?

Siga o Feed Curioso no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeiro lugar.

Você também pode gostar:

Vai mais um pouco de curiosidade aí?

Compartilhe nosso conteúdo!

Quantas estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐ este artigo merece?

5/5 - (1 vote)