Por que em alguns países da europa o volante fica à direita do carro?


Por que em alguns países da europa o volante fica à direita do carro?

Preparamos esse conteúdo “Por que em alguns países da europa o volante fica à direita do carro?” principalmente para você que, desde já, do mesmo modo se inspire e absorva mais um pouco de sabedoria.

Provavelmente você já viu em filmes, séries, ou de qualquer outra forma, que em alguns países do continente europeu os carros têm seu volante no lado de direito, e que transitam pelo lado esquerdo da pista.

Para um brasileiro que decidir se aventurar a dirigir por lá, pode ser muito estranho. Mas você sabe o porquê dessa diferença?

O motivo

Antigamente, lá no fim do século XVIII, todo mundo viajava pelo lado esquerdo da estrada, mas por um motivo um pouco datado: isso acontecia porque os motoristas estavam sempre empunhando armas em suas mãos!

Isso porque eles estavam sempre preparados para duelos e lutas inesperadas durante a viagem. Sim, é difícil visualizar tal fato, mas era a realidade da época.

Mas com a chegada de Napoleão ao poder, as coisas mudaram. Canhoto, o imperador da França ordenou que todos os exércitos transitassem pelo lado direito das estradas. Assim, ele poderia empunhar sua espada com mais habilidade. Por isso que nas carruagens francesas o cocheiro ficava no lado esquerdo, assim como nos volantes até hoje.

Portanto, todos os países colonizados pela França seguiram o padrão imposto pelo então imperador, perpetuando até hoje. Por outro lado, os que foram colonizados pelo Império Britânico mantiveram o modo “tradicional” de condução.

A produção em massa popularizou o modelo utilizado aqui no Brasil

Nos EUA, a prática tomou força rapidamente e, para cortar laços com os britânicos, passaram a fabricar os carros no modelo francês. A produção em massa ajudou ainda mais a popularizar o modelo, e desde então poucos países não utilizam o volante no lado esquerdo do carro.

Além dos países do Reino Unido, a Austrália, Japão, Índia e África do Sul são alguns dos países que também seguem o padrão britânico de condução.

E pensar que tudo isso aconteceu porque o imperador era canhoto! E você, o que achou dessa curiosidade? Já sabia ou acha que falta alguma informação? Conta pra gente!

Siga o Feed Curioso no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeiro lugar.

Você também pode gostar:

Vai mais um pouco de curiosidade aí?

Compartilhe nosso conteúdo!

Quantas estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐ este artigo merece?

5/5 - (1 vote)