Plantas e vegetais conseguem se comunicar?


Plantas e vegetais conseguem se comunicar

Selecionamos um conteúdo especial “Plantas e vegetais conseguem se comunicar?” exclusivamente para você leitor que, a princípio, possa absorver bastante conhecimento e inspirar curiosidades relevantes.

Você já se perguntou se as plantas falam umas com as outras? Pode parecer incomum, mas pesquisas revelaram que existe um sistema de comunicação entre esses seres vivos. Além disso, as plantas também podem se comunicar com microrganismos. Ao contrário da crença popular, esse sistema é bem projetado e acontece sem que os humanos percebam. Saiba como as plantas se comunicam abaixo.

Quando atacadas, as plantas comunicam seu sofrimento aos que as cercam emitindo sinais elétricos de suas raízes e rede de fungos (algo semelhante ao nosso sistema nervoso). Além de se comunicar com aflição, eles enviam mensagens de alerta para que outras pessoas saibam o que está acontecendo.

Da mesma forma, eles alimentam as plantas afetadas e algumas das mudas em crescimento. Essas fábricas estão sempre procurando maneiras de manter as comunidades fortes. Assim, quando um dos dois não está se sentindo bem, os outros lhe enviam algum tipo de alimento nutritivo pela rede de comunicação.

Entenda

Mesmo assim, essa teia tem seu lado escuro, e através dela, uma planta pode destruir outra, por exemplo, roubando nutrientes da outra. Ou seja, pode haver competição entre eles, e alguns podem descartar outra coisa indesejável, além da desnutrição.

“As árvores podem decidir, ter memórias diferentes e até ter personalidades diferentes. Pode haver mocinhos e bandidos”, acrescentou Wohlleben. Em suma, as árvores fazem parte de um sistema muito maior do que podemos imaginar.

Durante 2021, uma pesquisa biológica realizada pela Embrapa, através da USP estudou  plantas de trigo. Pesquisadores descobriram que elas “se comunicam” entre microrganismos benéficos. Corpos vegetais atraem esses microrganismos para o acesso de mais nutrientes no solo e uma maior proteção contra fungos.

Como os microrganismos atraídos pela planta de trigo formam uma vasta rede entre eles, é possível que as plantas os utilizem como mais um truque de comunicação. Ao observar microrganismos que acessam diferentes plantas, os pesquisadores avaliaram se eles poderiam se comunicar por meio desses microrganismos.

Siga o Feed Curioso no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeiro lugar.

Você também pode gostar:

Vai mais um pouco de curiosidade aí?

Compartilhe nosso conteúdo!

Quantas estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐ este artigo merece?

5/5 - (1 vote)