Páscoa: qual o significado dos ovos e do coelho?


Páscoa: qual o significado dos ovos e do coelho?

Preparamos esse conteúdo “Páscoa: qual o significado dos ovos e do coelho?” principalmente para você que, desde já, do mesmo modo se inspire e absorva mais um pouco de sabedoria.

Diversas figuras foram utilizadas para representar eventos importantes para uma determinada sociedade. É o exemplo do papai Noel, no natal, ou mesmo do milho nas festas juninas. 

A utilização do coelho e dos ovos do chocolate têm diferentes origens, enquanto uns atribuem o significado de recomeço, outros enxergam fertilidade nesses símbolos. Aqui, exploraremos o real significado dos ovos e do coelho da páscoa. 

Significado alterado no decorrer do tempo

Durante o longo da história as pessoas consideravam o ovo um símbolo importante, inclusive antes mesmo do cristianismo. Na transição do Equinócio da Primavera, por exemplo, muitas pessoas enterravam ovos no chão com o objetivo de ter uma colheita farta. 

No antigo Egito eram utilizados ovos ocos, mas em datas diferentes. O Rei Eduardo I, da Inglaterra, oferecia ovos banhados em ouro aos seus súditos. De toda forma, muitos povos sempre gostaram de fazer representações através de ovos. 

Entretanto, foi justamente com a vinda do cristianismo que os ovos passaram a ser utilizados na época de Páscoa, acompanhado do famoso coelho branco. Aqui, a ideia com os ovos era representar renascimento; um novo ciclo, uma vez que jesus, que havia sido crucificado e sepultado, havia ressuscitado. 

Nesse mesmo evento, segundo narram os ortodoxos gregos, Maria Madalena havia avistado um coelho branco saindo da sepultura onde Jesus havia sido enterrado, o qual teria sido merecedor de espalhar essa notícia a todas as crianças locais. 

O primeiro ser que testemunhou a ressurreição de Jesus, ou seja, o coelho, levaria a notícia do renascimento – os ovos – a todas as crianças locais, motivo pelo qual hoje as crianças e adultos ganham ovos de chocolate durante a Páscoa.

Siga o Feed Curioso no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeiro lugar.

Você também pode gostar:

Vai mais um pouco de curiosidade aí?

Compartilhe nosso conteúdo!

Quantas estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐ este artigo merece?

5/5 - (1 vote)