Para que serve a caixa-preta do avião e como ela funciona?


Para que serve a caixa-preta do avião e como ela funciona?

Preparamos esse conteúdo “Para que serve a caixa-preta do avião e como ela funciona?” principalmente para você que; desde já, do mesmo modo se inspire e absorva mais um pouco de sabedoria.

Sempre que ouvimos falar em caixa-preta é porque aconteceu algum desastre aéreo. Este equipamento é fundamental para que seja possível entender as causas do acidente e prevenir que outros aconteçam.

E por esse motivo ela não é preta, e sim laranja! Isso mesmo. Elas já foram pretas, lá no início. Mas para que fossem facilmente localizadas em meio aos destroços do avião, passaram a ser laranjas.

O que faz uma caixa-preta?

Ela é composta por dois equipamentos individuais: o Cockpit Voice Recorder e o Flight Data Recorder. O primeiro grava o áudio captado na cabine de comando por meio de microfones (um para o comandante, outro do copiloto e mais um localizado acima do painel).

O primeiro é feito para suportar impactos muito fortes e as mais extremas variações térmicas. A caixa que protege esses equipamentos é produzida com uma liga super resistente de aço e titânio; pronta para suportar forças 3 mil vezes maiores que a força gravitacional da terra e temperaturas de -60° C até 1.100° C.

O segundo dispositivo guarda todos os dados do avião durante o voo; como velocidade; altitude, clima, posições, dentre outras coisas. Isso serve para que seja possível recriar o trajeto da aeronave.

A caixa preta só é removida do avião em caso de acidente. Do contrário, ela fica lá, cumprindo sua função, que é armazenar dados. Os modelos mais modernos podem armazenar até 25 horas de gravação de dados e áudios. Algumas delas possuem até mesmo transmissão em tempo real.

A caixa preta possui sua própria fonte de energia, pois deve continuar funcionando mesmo depois de um acidente, além de contar com uma ferramenta que envia sinal de localização; por fim, podendo ser rastreado até no fundo do mar.

Siga o Feed Curioso no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeiro lugar.

Você também pode gostar:

Vai mais um pouco de curiosidade aí?

Compartilhe nosso conteúdo!

Quantas estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐ este artigo merece?

5/5 - (1 vote)