Os sons em Marte podem ser os piores da sua vida: entenda o porquê


Os sons em Marte podem ser os piores da sua vida

Selecionamos um conteúdo especial “Os sons em Marte podem ser os piores da sua vida: entenda o porquê” exclusivamente para você leitor que, a princípio, possa absorver bastante conhecimento e inspirar curiosidades relevantes.

Ouvir uma música em Marte pode parecer uma coisa comum (claro, se pudéssemos de alguma forma andar por lá), mas as temperaturas desse planeta podem literalmente alterar as frequências sonoras que nós escutamos, o que poderia tornar essa experiência a mais bizarra a ser experienciada. Neste post você entenderá o porquê os sons em Marte podem ser os piores de sua vida.  

Como o sol é alterado em Marte

O som pode ser alterado a depender da atmosfera local, e Marte, por ser um planeta com altas variações de temperatura e pressão atmosférica, contribui ainda mais para que isso aconteça. 

Na Terra, a pressão da atmosfera é sentida com cerca de 1,2 kg/m³, enquanto a pressão em Marte é muito menor, sendo apenas 0,020 kg/m³. Somente isso já faria o som se propagar de modo diferente, já que as ondas sonoras dependem dessa densidade, sendo que quanto mais denso, mais rápidas serão as ondas. 

Entretanto, é somado a isso, também, o fato de que a temperatura ali é bastante quente, principalmente por conta da proximidade dele com o sol. As propriedades únicas das moléculas de dióxido de carbono em baixa pressão no Planeta Vermelho causa mudança na velocidade do som, e isso acontece exatamente no meio da largura de banda audível para seres humanos. Em frequências acima de 240 Hertz, a exemplo, o som começa a viajar de modo que os sons mais agudos cheguem mais ao ouvinte antes dos mais graves.

Como essa velocidade muda devido às alterações de temperatura, foi utilizado um microfone para medir tais alterações em faixas na superfície de Marte em faixas que outros sensores não conseguiram detectar. Essas informações podem contribuir na continuação sobre os estudos do som em Marte, mas já servem para sabermos o porquê os sons ali seriam os piores de nossas vidas.

Siga o Feed Curioso no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeiro lugar.

Você também pode gostar:

Vai mais um pouco de curiosidade aí?

Compartilhe nosso conteúdo!

Quantas estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐ este artigo merece?