Olhos verdes ou azuis: afinal, o que dá cor à nossa íris? Veja


Olhos verdes ou azuis

Separamos este artigo “Olhos verdes ou azuis: afinal, o que dá cor à nossa íris? Veja” especialmente para você que, em primeiro lugar, possa se inspirar e absorver mais conhecimento.

Muitas pessoas querem mudar a cor dos olhos. Algumas pessoas até usam lentes coloridas para cumprir esse desejo. Mas você sabe como surge a cor dos olhos de uma pessoa?

Sim, essa característica física é uma herança genética que adquirimos não apenas de nossos pais, mas também de nossos ancestrais. Essa cor pode clarear ou escurecer dependendo da pigmentação da íris, que envolve o “buraco negro” (pupila) no meio de nossos olhos e ajuda a controlar a quantidade de luz que entra nele.

Quanto mais melanina em nossa íris, mais escuros serão nossos olhos. Portanto, olhos azuis, cinzas ou verdes são mais brilhantes justamente porque possuem menos desse pigmento.

Todas as íris têm “paletas” de cores diferentes que variam de azuis muito claros a marrons escuros. Entre os humanos, o marrom é a cor mais comum – a maioria das pessoas no mundo tem algum tipo de marrom nos olhos. Depois azul e cinza, e finalmente o verde mais raro.

Origem racial e influência na cor dos olhos

Estudiosos mostraram que olhos claros, como verde e azul, são mais comuns entre pessoas de ascendência europeia – ou seja, cujos ancestrais viveram no continente.

A razão para isso não é totalmente clara, mas evidências foram apresentadas em um estudo realizado na Universidade de Copenhague que pessoas de olhos azuis podem ter o mesmo ancestral: uma pessoa que viveu na Europa entre 6.000 e 10.000 anos. atrás.

Hans Einberg, um professor de Medicina Celular e Molecular da Universidade de Copenhague, disse: “Inicialmente, todos nós tínhamos olhos castanhos. olhos. habilidade”.

Os pesquisadores envolvidos no estudo descobriram que as pessoas de olhos azuis têm algum grau de variação no código genético que produz a melanina – o que ocorre como resultado dessa mudança genética.

Siga o Feed Curioso no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeiro lugar.

Você também pode gostar:

Vai mais um pouco de curiosidade aí?

Compartilhe nosso conteúdo!

Quantas estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐ este artigo merece?

5/5 - (2 votes)