O efeito da lua cheia no mar, o que acontece?


O efeito da lua cheia no mar, o que acontece

Esse artigo “O efeito da lua cheia no mar, o que acontece?” é feito perfeitamente para você que, antes de mais nada, busca informação sempre com qualidade e em primeiro lugar.

A lua é um dos corpos celestes mais estudados. Tem uma função importante para a Terra, pois influencia as marés, movimenta os oceanos e é responsável pela vida nos mares. Além disso, também permite que a Terra mantenha seu eixo, sem oscilar. Alguns eventos ocorrem relacionados a este efeito lunar, outros estão relacionados à influência das marés. 

Como exemplo desse cenário, após mais de 50 anos de ataques de tubarões, os pesquisadores finalmente descobriram que os tubarões mordem mais pessoas quando a lua está no auge.

O problema não é a maior quantidade de luz à noite para os tubarões enxergarem, já que a maioria dos ataques acontece durante o dia, como explica Steve Midway, o ecologista da Louisiana State University.

Então qual é o motivo? Ninguém tem certeza! Essa relação pode ser aleatória ou resultado do efeito da lua. O efeito lunar é conhecido por ser uma relação comprovada entre as fases da lua e a atividade de animais e plantas em nosso planeta. 

Entenda

À primeira vista, esse efeito parece sobrenatural. No entanto, existem boas razões para suspeitar que alguma fibra invisível do nosso satélite natural esteja realmente manipulando a vida aqui na Terra.

 De acordo com uma meta-análise recente, evidências convincentes podem ser encontradas de que as marés gravitacionais podem mudar a maneira como os animais e as plantas dormem, se movem e crescem. No entanto, exatamente como isso acontece ainda é um mistério. 

O que parece ser mais afetado por este efeito lunar é a vida marinha, incluindo os tubarões. Tanto que seus movimentos naturais e padrões de alimentação estão ligados aos ritmos lunares. 

No entanto, os tubarões não são os únicos grandes animais a mudar de comportamento por causa desse efeito lunar. Os surfistas são os mais afetados pelo impacto da lua, justamente porque as melhores condições para o esporte coincidem com maiores números de ataques de tubarões. 

“Embora esta não seja uma forte evidência de que ataques de tubarão ocorrem preferencialmente durante o período de maior iluminação lunar, ou seja, lua cheia, os resultados são uma avaliação global. como dizem os pesquisadores.

Você já conhecia o efeito lunar?

Siga o Feed Curioso no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeiro lugar.

Você também pode gostar:

Vai mais um pouco de curiosidade aí?

Compartilhe nosso conteúdo!

Quantas estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐ este artigo merece?

5/5 - (1 vote)