Mulheres no comando: veja as sociedades chefiadas por mulheres


veja as sociedades chefiadas por mulheres

Fizemos esta matéria “Mulheres no comando: veja as sociedades chefiadas por mulheres” bem como, de antemão, para você de alguma forma agregar mais conteúdo e inspirar boas ideias.

Primeiramente, para alguns, a importância do patriarcado (um sistema social em que os homens são favorecidos) é a fonte de muitos problemas na sociedade. Mas observe que nem em todos os lugares o gênero masculino tem mais poder. Em todo o mundo, existem muitas associações organizadas e dirigidas por mulheres. Neste artigo você conhece alguns deles.

Sociedade Minangkabau

O povo Minangkabau é originário de Sumatra, na região da Polinésia. Sua cultura é dita matrilinear, significando organização social através da linha materna, não da linha paterna. Por exemplo, a transmissão de propriedade é de mãe para filha.

Mais de 4 milhões de pessoas participam desta sociedade. Nesta localidade, nascer mulher é uma vantagem, não uma desvantagem como em muitas partes do mundo. Um detalhe curioso de Minangkabau é que alguns elementos da organização da vida social passam principalmente para as mulheres. Depois da oficialização do casamento, é o noivo quem vai morar na casa da noiva. Também é válido mencionar que os homens só podem ocupar postos religiosos e políticos com a permissão das mulheres.

Povo Bribi

Sobretudo, os nativos Bribri são da Costa Rica. Neste subgrupo, a organização é realizada pelos clãs identificados através da linha materna. Cada membro desta sociedade pertencia a um clã, e foi criado por uma mulher do mesmo grupo. Portanto, os homens não criam seus próprios filhos, apenas os filhos de suas irmãs.

As mulheres têm vários privilégios neste povo. Somente eles poderiam herdar a terra e preparar importantes cerimônias religiosas para os Bribri.

Tribo Mosuo

A tribo Mosuo, um pequeno grupo étnico que vive em uma área perto do Tibete, é conhecido como o “Reino das Mulheres”. Isso ocorre porque as mulheres estão na vanguarda de quase tudo nesta sociedade. A linhagem Mosuo é determinada pelo lado feminino, e é a família matrilinear que é a cabeça da família.

Por fim, nesta sociedade, os casamentos são obscenos e as mulheres se divertem com outros homens sempre que querem – inclusive, é relativamente comum não saber quem é o pai de uma criança. Mas como a linha era feminina, não havia ideia de filho ilegítimo.

Siga o Feed Curioso no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeiro lugar.

Você também pode gostar:

Vai mais um pouco de curiosidade aí?

Compartilhe nosso conteúdo!

Quantas estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐ este artigo merece?

5/5 - (1 vote)