Gaslighting: você conhece o termo utilizado pelos participantes do BBB22?


Gaslighting: você conhece o termo utilizado pelos participantes do BBB22

Separamos este artigo “Gaslighting: você conhece o termo utilizado pelos participantes do BBB22?” especialmente para você que, em primeiro lugar, possa se inspirar e absorver mais conhecimento.

Recentemente um assunto vem caindo na boca do povo: gaslighting, ofensa utilizada pela participante Laís contra o participante Arthur Aguiar durante o BBB22, e muitas pessoas demonstraram não conhecer o significado desse termo. 

Mesmo aqueles que vivem sob os abusos do gaslighting podem ter dificuldade em reconhecer esse evento. Se você ainda não conhece o termo utilizado pelos participantes do BBB22 ou mesmo quer saber um pouco mais, fique neste post.

O abuso psicológico 

Diversas pessoas são vítimas de abusos psicológicos dos mais diversos tipos, especialmente as mulheres dentro de relacionamentos heteroafetivos ou não. Especialistas afirmam que o machismo estrutural e o patriarcado brasileiro tendem a inserir mulheres em posições inferiores às dos homens, o que pode motivar esses últimos a agirem com comportamento abusivos sobre elas. 

Isso é observado inclusive em relacionamentos em que há violência doméstica, onde as mulheres encontram-se em constante sofrimento mas vivem submissas às vontades do companheiro, que se beneficia dessa condição vivenciada por ela. 

Gaslighting é abuso psicológico! 

O Gaslighting, então, nada mais é do que uma forma de violência praticada principalmente em relacionamentos, onde uma parte faz a outra duvidar de si mesma, da realidade ao seu redor e de suas lembranças para com determinado assunto, sempre se valendo de omissões ou de expressões como: “você está louca!”. 

Muitas pessoas, principalmente mulheres, vivenciam relacionamentos com esse elemento, e mesmo que elas sintam que algo está errado, encontram bastante dificuldade em identificar o que está acontecendo. 

Soma-se isso ao fato de que os seus companheiros tendem a ter o mesmo padrão: pessoas que mentem e tentam a todo o custo distorcer a realidade a seu favor, o que motiva as vítimas, na maioria das vezes, a sequer dividir esses acontecimentos com aqueles que vivem próximos à elas, o que contribui para que o relacionamento não seja rompido.

Siga o Feed Curioso no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeiro lugar.

Você também pode gostar:

Vai mais um pouco de curiosidade aí?

Compartilhe nosso conteúdo!

Quantas estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐ este artigo merece?

5/5 - (1 vote)