Fundo do poço? Está mais para poço sem fundo, conheça o Fosse Dionne


conheça o Fosse Dionne

Preparamos esse conteúdo “Fundo do poço? Está mais para poço sem fundo, conheça o Fosse Dionne” principalmente para você que, desde já, do mesmo modo se inspire e absorva mais um pouco de sabedoria.

Primeiramente, você pode imaginar como seria um poço sem fundo? Em teoria, todo poço deveria ter um fundo, certo? Mas em Tonnerre, uma cidade no nordeste da França, há um lugar que quebrou a regra, pelo menos em parte. Além disso, La Fosse Dionne é uma nascente de águas azuis intensas que, na Idade Média, foi objeto de várias lendas. Diz-se que uma grande cobra vivia no fundo de um poço, ou poderia ser um portal para outro mundo.

Fosse Dionne é um bom exemplo de primavera cárstica

Os territórios cársticos são regiões formadas por rochas sólidas e solúveis, principalmente calcário. Estas áreas criam uma paisagem muito especial, com a presença de piscinas profundas, desfiladeiros, falésias, ribeiras subterrâneas ou grutas.

A bacia hidrográfica inclui uma piscina profunda (daí o nome “poço”). Ele se abre em uma câmara inundada com uma entrada de 8 pés de altura visível da superfície. A nascente despeja uma média de cerca de 311 litros de água por segundo, embora sua vazão varie de acordo com a estação do ano.

O poço é abastecido principalmente pela água da chuva que escoa através das camadas de calcário ao redor de Tonnerre. Estudos de traços de corantes mostraram que parte da água da nascente vem do rio Laigne, que desaparece no subsolo no Gouffre de la Garenne em VillainesenDuesmois, a 3,5 km de Tonnerre.

Contudo, o fluxo é muito variável e com filtração mínima. Dependendo da chuva, tempestade ou degelo, pode chegar a 3.000 litros por segundo (como aconteceu em março de 2001). A vazão média varia entre 87 litros por segundo em agosto e 619 litros por segundo em janeiro.

Por fim, até à data, ninguém conseguiu determinar a sua origem, o que confere a Fosse Dionne o título de “poço sem fundo”. Nas últimas décadas, três mergulhadores morreram tentando encontrar a fonte desta nascente, mas eles nunca saíram das vastas águas.

Siga o Feed Curioso no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeiro lugar.

Você também pode gostar:

Vai mais um pouco de curiosidade aí?

Compartilhe nosso conteúdo!

Quantas estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐ este artigo merece?