Enem 2021: Entenda porque ‘admirável gado novo’ de Zé Ramalho caiu na prova


Neste artigo veja sobre o Enem 2021: Entenda porque ‘admirável gado novo’ de Zé Ramalho caiu na prova.

Separamos este artigo especialmente para você que em primeiro lugar, possa se inspirar e absorver mais conhecimento. 😉

Enem 2021: Entenda porque 'admirável gado novo' de Zé Ramalho caiu na prova

Em post no Instagram neste domingo (21), o cantor e compositor Zé Ramalho antes de tudo, comentou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021), que mencionou a música “Admirável Gado Novo” famosa pelo seu refrão “vida de gado”.

O repertório foi lançado em 1979, bem como, com os antecedentes da ditadura militar brasileira (1964-1985), publicado como parte da prova de linguagem e código, e exige que os candidatos realizem interpretação.

Portanto, você conhece a história da música?

“Admirável Gado Novo”: homenagem ao trabalho de Huxley

Como um dos símbolos contra a exploração do trabalho e a manipulação pública em uma época em que a arte é fortemente reprimida, nesse sentido Zé Ramalho condena a alienação das massas com toda a sua poesia, que é um dos fundamentos da crítica literária marxista.

Assim como, o compositor se baseia no romance clássico de Aldous Huxley “Admirável Mundo Novo” (Admirável Mundo Novo), sob o mesmo ponto de vista que revela um futurista que não pode competir com a autoridade ou cultivar a consciência crítica.

Em suma, a sociedade é dominada por leis e regras abusivas e opressivas, como resultado que levam ao gênero distópico para se ater às convenções.

Enem 2021: Música na prova

Por exemplo, o primeiro dia do Enem aproveitou um dos trechos mais populares de “Admirável Gado Novo” para perguntar aos participantes que tipo de comportamento coletivo o compositor está criticando:

“Vocês que fazem parte dessa massa, que passa nos projetos do futuro. É duro tanto ter de caminhar. E dar muito mais do que receber. Ê, ô, ô, vida de gado. Povo marcado ê, povo feliz!”.

Todavia, entre as opções, “beligerância política”, “altruísmo religioso” e “não conformidade nas eleições” remetem à mentalidade do período da ditadura militar.

Termos como “massa” e “gado” são usados ​​para resgatar as massas de forma metafórica.

Período em que o desenvolvimento e as tensões entre as classes desempenham um papel decisivo.

A passividade é um período decisivo para o desenvolvimento e a tensão entre as classes sociais.

Entenda porque 'admirável gado novo' de Zé Ramalho caiu na prova
Fonte: Folha de Pernambuco/Reprodução

“É uma prova de que essa letra contém situações sociais e políticas atualizadas, acho que para sempre. Desde que o conceito de ‘atualizada’ refere-se à situação também ‘para sempre’ do povo brasileiro”

Comentou o cantor.

“Sinto-me recompensado por essa letra, que já tem quase 50 anos, estar se destacando nessas avaliações oficiais do conhecimento atual dos alunos, que estão sendo testados”

Completou.

Além da música de Zé Ramalho, o “Comportamento Geral” de Gonzaguinha também foi composto durante a ditadura militar e o “Sinhá” de Chico Buarque e João Bosco criado em 2011 para comemorar o período da escravidão no Brasil.

Fonte: www.megacurioso.com.br

Curta, comente e compartilhe nosso conteúdo!

Vai mais um pouco de curiosidade aí? 😉

Veja também:

>>> Apenas uma em cada cinco pessoas consegue encontrar o erro nesta imagem, você é uma delas?

>>> Entenda porque os gatos não ficam fedidos

>>> Pedido de emprego em ônibus repercute na internet e ‘salva’ pedreiro

Quantas estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐ este artigo merece?