Dólar continua caindo e chega a 4,90 reais


Dólar continua caindo e chega a 4,90 reais

Selecionamos um conteúdo especial “Dólar continua caindo e chega a 4,90 reais” exclusivamente para você leitor que, a princípio, possa absorver bastante conhecimento e inspirar curiosidades relevantes.

O dólar caiu nesta terça-feira (22), ficando abaixo de 5 reais, sendo negociado pelo quinto pregão consecutivo. Às 15h, o dólar caía 0,43%, a 4,9228 reais. O menor até agora, a 4,9051 reais.

Na segunda-feira a princípio, o dólar fechou em queda de 1,43 por cento, a 4,9440 reais. Sobretudo, esta é a primeira vez que a moeda fecha abaixo de 5 reais desde 30 de junho (4,9728 reais). Com isso, o mês começou com queda acumulada de 4,12%. Ele perdeu 11,32% em relação ao real neste ano.

Afinal, o que está mexendo com os mercados?

No exterior, os preços do petróleo ainda estão sendo negociados em torno de US$ 115 o barril, depois de subir 7% no dia anterior. O dólar também se valorizou em relação a outras moedas após comentários do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que sinalizou um aperto mais agressivo da política de juros em resposta ao aumento da inflação.

O Federal Reserve elevou as taxas de juros em 25 pontos base na semana passada, o primeiro aumento desde o final de 2018. As autoridades do banco central esperam que as taxas de juros permaneçam em 2,8% até o final de 2023. A maioria dos membros do Fed vê um nível “neutro” entre 2,25% e 2,5%.

Aqui, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central avaliou que o conflito entre Rússia e Ucrânia pode ter um impacto de longo prazo na inflação, o que pode exigir um novo aumento da taxa básica do Brasil. Os comentários foram incluídos na ata da última reunião do comitê, quando a taxa Selic foi elevada de 10,75% ao ano para 11,75% ao ano.

Entenda

As altas taxas de juros no Brasil e os diferenciais de taxas de juros entre os EUA e outras economias contribuíram para a entrada de dólares no país e a valorização do real em 2022. No momento atual por exemplo, o Brasil tem a segunda maior taxa de juros real em todo o mundo, atrás apenas da Rússia.

Analistas do mercado financeiro elevaram suas projeções de inflação para este ano pela décima semana consecutiva, de 6,45% para 6,59%, de acordo com o boletim de foco do banco central divulgado um dia antes. Analistas também elevaram suas estimativas para a Selic até o final de 2022. Agora, eles esperam que a taxa possa atingir 13% até o final do ano. A previsão para o câmbio no final de 2022 permanece em 5,30 reais.

Siga o Feed Curioso no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeiro lugar.

Você também pode gostar:

Vai mais um pouco de curiosidade aí?

Compartilhe nosso conteúdo!

Quantas estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐ este artigo merece?

5/5 - (1 vote)