Conheça o Metaverso, uma tendência que irá transformar o nosso mundo


Conheça o Metaverso, uma tendência que irá transformar o nosso mundo

Selecionamos um conteúdo especial “Conheça o Metaverso, uma tendência que irá transformar o nosso mundo” exclusivamente para você leitor que, a princípio, possa absorver bastante conhecimento e inspirar curiosidades relevantes.

Primeiramente, desde a criação dos smartphones, a tecnologia tem sido pensada em oferecer experiências cada vez mais imersivas para o usuário consumir conteúdo, sejam vídeos, jogos, redes sociais etc.

Pensando nisso, o Metaverso, uma ideia antiga, já bastante explorada em filmes de ficção científica, deu um importante passo em sua evolução. Mark Zuckerberg, criador do Facebook, renomeou a companhia para “Meta”, e a Microsoft também já tem apostado suas fichas nessa nova realidade.

Mas o que é esse tal de Metaverso?

Como já dissemos, essa ideia não é tão nova assim. Na literatura e no cinema, já tivemos muitas histórias ambientadas no Metaverso, como na popular franquia Matrix.

O Metaverso pode ser definido como um mundo virtual onde as pessoas interagem entre si (já viu “Jogador nº 1”?) e com o mundo virtual. É basicamente “passear” pela internet. É como o mundo real, mas com a possibilidade de coisas que você jamais poderia fazer aqui.

Nele, você pode ir além: dá para fazer compras online como se estivesse na loja, reunir-se com amigos em salas 3D utilizando avatares e ser quem você quiser. Realidade virtual, realidade aumentada, criptomoedas e inteligência artificial ficarão mais fortes do que nunca nesse universo.

Qual a finalidade do Metaverso?

Jogos virtuais como o Fortnite, são bons exemplos do Metaverso na prática. Nele, os usuários podem interagir entre si, desempenhar funções e até mesmo acompanhar atrações, como shows de artistas famosos.

O game Second Life, sucesso dos anos 2000, já tinha a proposta de simular uma segunda vida no ambiente virtual. Mas as limitações da época fizeram com que o projeto morresse.

Não é difícil imaginar o futuro do Metaverso e seus impactos na forma como consumimos informação e entretenimento. Educação, trabalho, acessibilidade, comércio, vida social, tudo isso sofrerá mudanças nesse processo.

Por fim, agora é esperar para saber quais serão os próximos passos da gigante Meta.

Siga o Feed Curioso no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeiro lugar.

Você também pode gostar:

Vai mais um pouco de curiosidade aí?

Compartilhe nosso conteúdo!

Quantas estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐ este artigo merece?

5/5 - (1 vote)