Banho frio faz bem? Veja o que diz a ciência


Neste artigo veja se Banho frio faz bem? Veja o que diz a ciência.

Separamos este artigo especialmente para você que em primeiro lugar, possa se inspirar e absorver mais conhecimento.

Banho frio faz bem? Veja o que diz a ciência

Antes de tudo, você deve ter lido sobre os benefícios de tomar banho frio em algum lugar da Internet.

Desde já, para a ciência a água fria é benéfica para o nosso organismo de várias maneiras; contudo, é preciso ter cuidado porque nem tudo é o que parece.

Afinal, banho frio faz bem?

Abaixo está uma visão geral de algumas das descobertas e conclusões mais interessantes sobre os benefícios potenciais dos banhos de água fria.

Melhorar a circulação: O efeito da água fria na pele acelera o sistema circulatório do corpo.

Isso geralmente é bom porque pode estimular o fluxo sanguíneo.

Acelerar o metabolismo: a forte resposta do corpo à água fria irá acelerar temporariamente o metabolismo porque o corpo está tentando se manter aquecido.

Portanto, quando a energia é consumida nesse processo, o corpo pode até “queimar” calorias extras.

Contribuir para a saúde mental: neste campo, os pesquisadores descobriram que os banhos frios podem aliviar os sintomas de depressão em alguns pacientes com esta doença.

Essa prática também está relacionada a níveis mais elevados de dopamina (o hormônio responsável pelo prazer) e norepinefrina (um neurotransmissor básico que regula funções cerebrais importantes, como humor e atenção).

Melhorar o sistema imunológico: Alguns estudos mostraram que o número de glóbulos brancos no corpo aumentará, o que é essencial para proteger o corpo de doenças causadas pela exposição a baixas temperaturas através da água.

Outros benefícios associados aos banhos frios incluem: combate à inflamação e inchaço, redução dos níveis de estresse e alívio da dor muscular.

Mas e aí, existe algum problema em tomar banho frio?

O alerta vem dos próprios pesquisadores, pois muitas pessoas não acham que para obter qualquer benefício do banho de gelo, outros cuidados devem ser tomados junto com esta prática.

Por exemplo, algumas pessoas pensam que apenas tomar um banho com água gelada pode ajudá-las a perder peso, pois pode acelerar seu metabolismo.

No entanto, se você congelar no verão e tentar definir o corpo, não ajudará se não houver outros cuidados (como exercícios).

Além disso, as pessoas com doenças cardíacas podem ter batimentos cardíacos irregulares e ataques de arritmia.

Nesse caso, o impacto da água fria pode ser negativo ou até grave.

E, claro, temos visões mais complexas, como os benefícios para a saúde mental.

Neste campo, as pesquisas sobre o banho de água fria ainda são limitadas.

Portanto, não se deve interromper o tratamento e pensar que só a água fria pode resolver essa situação.

No entanto, se você ainda deseja desfrutar dos possíveis benefícios de um banho frio para sua saúde, preste atenção aos seguintes pontos:

A temperatura da água deve estar abaixo de 15 graus Celsius, e você precisa se aquecer imediatamente após o banho, e você não precisa de bastante tempo.

Porque 30 segundos é o suficiente.

Além disso, se você tiver alguma dúvida, consulte o seu médico, pois como já apontamos, você não pode contar apenas com água fria em quase todas as situações, além disso, há riscos para algumas pessoas.

Fonte: www.megacurioso.com.br

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