Arco-íris: veja 4 curiosidades sobre esse fenômeno


Arco-íris: veja 4 curiosidades sobre esse fenômeno
Foto: Pinterest/Reprodução.

Um raio de sol bate nas gotículas de água que estão suspensas no ar e, a partir daí, refletem um arco composto por sete cores. Esse efeito óptico e meteorológico conhecido por muitos é chamado de arco-íris. 

Mas o que você não sabe é que existem 4 curiosidades bastante específicas que tornam esse fenômeno único, como você verá aqui neste post. 

Arco-íris duplo

Quando mais de um raio de sol consegue atravessar uma mesma gotícula de água, podem ser formados mais de um arco-íris. Dessa forma, é possível que você veja por aí até quatro arco-íris de uma vez só. 

Representação única para cada religião 

Primeiramente, o arco-íris tem diferentes significados entre as religiões. Na cultura Iorubá, cultuada aqui no Brasil pela Umbanda e Candomblé, ele representa um mensageiro divino nomeado como Oxumarê, bastante marcado por representar mudanças – inclusive, existem crenças de que ele passa seis meses como cobra e seis meses como homem. 

Também existem representações desse fenômeno no meio cristão e judáico, uma vez que, após o dilúvio, Deus havia prometido a Noé e a todos os seres vivos que não destruiria novamente o mundo, fazendo daí surgir o arco-íris e tornando-o símbolo dessa aliança. 

Arco-íris na lua cheia 

Diferente do que muitos acreditam, o arco-íris pode ser visto também durante a passagem da lua cheia, especialmente porque, durante essa fase, a lua reflete mais raios solares para a terra. 

Apenas cinco cores? 

Isaac Newton havia identificado somente cinco cores no arco íris, e adicionou mais duas apenas para que isso coincidisse com as sete notas musicais existentes. 

Além disso, a maioria das pessoas só conseguem identificar as cinco cores mais fortes do arco-íris: violeta, amarelo, vermelho, azul e verde, ficando de lado o anil e o laranja, cores um pouco mais claras.

Siga o Feed Curioso no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeiro lugar.

Você também pode gostar:

Vai mais um pouco de curiosidade aí?

Compartilhe nosso conteúdo!

Quantas estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐ este artigo merece?

5/5 - (1 vote)