Alguns fatos curiosos sobre o carnaval


Alguns fatos curiosos sobre o carnaval

Separamos este artigo “Alguns fatos curiosos sobre o carnaval” especialmente para você que, em primeiro lugar, possa se inspirar e absorver mais conhecimento.

Nosso carnaval é mundialmente aclamado, mas não é o único no mundo. E nem é daqui, para começar. Primeiramente, o carnaval teve origem na Grécia e se estabeleceu em Veneza, com suas conhecidas festividades. Independente da cultura, a tradição de festejar por alguns dias do ano vai muito além do nosso país.

O que significa carnaval?

Em 590 d.C., o carnaval, uma celebração pagã, foi oficialmente reconhecido pela Igreja Católica, com a condição de que, na Quarta-feira de Cinzas, todos os pecados cometidos durante a festa fossem purificados.

A palavra “carnaval” tem sua origem no latim – carnem levare, ou “afastar-se da carne”. Além disso, por anteceder a Quaresma, o período de 40 dias antes da Páscoa em que não se come carne, a expressão pegou.

Quem trouxe o carnaval para o Brasil foram os portugueses

E para quem acha que o carnaval surgiu espontaneamente no Brasil, não foi bem assim! Os portugueses que trouxeram as celebrações carnavalescas em 1641, através de uma festa popular chamada Entrudo.

Mas por conta da forte repressão policial, em 1854 (muito tempo depois), a festa foi “esfriando”. Só aí que os bailes de máscaras e fantasias em clubes ganharam força. O primeiro baile de carnaval do país aconteceu em 1840, realizado no Largo do Rocio, no Rio de Janeiro, mas as características da tradição veneziana.

E por falar no carnaval de Veneza…

A festa foi criada por aristocratas da cidade, com o objetivo de oferecer um pequeno período de diversão para a população antes da Quaresma.

A festa foi inspirada em celebrações pagãs que cultuavam Saturno, deus da abundância e libertação. O senado veneziano então formalizou o Carnaval como a data do último dia antes da Quaresma, mas a cidade se adiantava e começava já em dezembro!

A festa se tornou uma forte expressão cultural, e logo em um negócio extremamente lucrativo, que dura até hoje.

Siga o Feed Curioso no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeiro lugar.

Você também pode gostar:

Vai mais um pouco de curiosidade aí?

Compartilhe nosso conteúdo!

Quantas estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐ este artigo merece?

5/5 - (1 vote)