
Esse artigo “Alexandre de Moraes do STF decide bloquear o Telegram em todo o Brasil” é feito perfeitamente para você que, antes de mais nada, busca informação sempre com qualidade e em primeiro lugar.
A decisão estipula multa de 100 mil reais por dia para o descumprimento.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF); Alexandre de Moraes, decidiu hoje (18) bloquear o aplicativo de mensagens Telegram. Na decisão, o ministro determinou que a operadora de telefonia reduziria a operação da plataforma. O descumprimento acarretará multa de R$ 100 mil por dia.
Em fevereiro, Moraes ordenou que o aplicativo de mensagens bloqueasse perfis acusados de divulgar informações falsas, mas o STF não conseguiu convocar representantes no Brasil da empresa responsável pelo aplicativo.
Por outro lado, no início deste mês, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também tentou encontrar um representante da empresa por meio de um escritório de advocacia brasileiro. Uma carta foi enviada a Pavel Durov, diretor executivo do serviço de mensagens.
Entenda
As autoridades estão preocupadas que o Telegram seja uma arena de desinformação no país porque não busca implementar meios para impedir a disseminação de informações inautênticas conhecidas. No app, por exemplo, é possível formar grupos com centenas de milhares de pessoas e receber mensagens ao mesmo tempo. Por exemplo, o principal concorrente WhatsApp só permite grupos de 300 pessoas.
A plataforma, com pouca moderação e estrutura propícia à viralidade, é uma das preocupações do TSE para as eleições de 2022. A ferramenta tem grupos de 200 mil membros e canais ilimitados, citando Bolsonaro como exemplo.
Os ministros estão preocupados que a plataforma seja um importante canal para o presidente e seus aliados espalharem deturpações sobre supostas fraudes eleitorais.
Siga o Feed Curioso no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeiro lugar.
Você também pode gostar:
- + Confira os melhores brinquedos para gatos de estimação aqui
- + Olhos verdes ou azuis: afinal, o que dá cor à nossa íris? Veja
- + Dia Mundial do Sono: dormir bem faz bem
Vai mais um pouco de curiosidade aí?
Compartilhe nosso conteúdo!
Quantas estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐ este artigo merece?